segunda-feira, 30 de maio de 2011

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

No caos político, em meio a uma sociedade mergulhada em conflitos sociais e econômicos, cujas heranças se arrastam como correntes que tiram o sono e assombram essa mesma sociedade, em meio ao vigor e a necessidade de produção cada vez mais crescente e na contramão do desenvolvimento da sociedade industrial, caracterizada pela submissão dos valores humanos e sociais, um grupo de 26 pensadores e educadores se reunem e elaboram um documento que serviria de base e de divisor de águas desse contexto de estagnação dos elementos nessa sociedade. Surge pois, um movimento que busca conduzir a educação nacional a uma organização, desenvolvendo para sí uma identidade. O grupo defendeu uma renovação nacional na educação, cujos preceitos íam da abertura da visão político-educacional a modernização do sistema nacional de ensino seguindo os exemplos dados pelos nossos vizinhos de continente que já haviam encontrado o caminho para os seus sistemas de educação. Embora o movimento não fosse provido de diretrizes definidas, ele foi o embrião de vários movimentos e terreno fértil para um novo olhar sobre idéias e iniciativas no campo da educação. Aqui vale lembrar o que observou Alberto Torres: " Príncipios e idéias não passam".
Diante do quadro de carência social e de identidade cultural é que esse grupo lança o documento que serviria de base para o grito de alerta ás necessidades da Nova Educação Nacional, com características abrangentes: gratuíta, universal e de qualidade, um modelo que pudesse atingir todas as classes sociais e que desse ao cidadão comum o direito de estudar e assim poder ser participante e produtivo socialmente.
O Manifesto do Pioneiros da Educação Nova surgiu nesse período turbulento da sociedade brasileira e apresentou-se como uma expressão das mentes que pensavam educação de qualidade como uma forma de se modificar a sociedade.

Por Roosevelt Oliveira de Lima --- Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas --- UFRN

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