quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comentário: Escola para Todos - um Olhar pelo Mundo

Diariamente podemos nos deparar com as diferenças entre pessoas ou um grupo delas. A heterogeneidade está presente no ambiente familiar, no trabalho, na cultura, na política então, na escola não poderia se esperar uma homogeneidade entre os estudantes. Visto que eles professam religiões diferentes, são de camadas sociais diversas, seus ideais são conflitantes, têm distintos planos de vida, ou seja, uma pluralidade de fatores que culminam numa visão de mundo muito desigual entre o alunado.

No sistema educacional existem também necessidades físicas e capacidade mental que divergem entre os indivíduos. Neste contexto que surge o termo “Educação para Todos” que visa combater e minimizar as falhas que estão presentes na educação nacional, principalmente a não inclusão de todos os que têm o direito a educação. Infelizmente, a exclusão e a discriminação no ambiente acadêmico ainda existem. O debate sobre a criação e efetiva implementação de uma escola para todos da época da divulgação da Declaração Universal dos Direiros Humanos.

Como é notório, o artigo discorre sobre uma realidade que é conhecida por boa parte da sociedade. Uma conseqüência de tal realidade e sobreposição em termos de qualidade por parte da educação privada na educação pública, o que é comprovado com índices do MEC e de aprovações em vestibulares. Mesmo assim, o ensino superior federal é sonho de muitos alunos inclusive os provenientes de escolas particulares. Vale lembrar que não necessariamente em uma escola privada o estudante está isento da discriminação e exclusão. Acredita-se que a educação é um excelente mecanismo para mudar o cenário de desigualdade social e fomentar o crescimento de uma nação. Mas se os educadores em exercício e em formação de hoje não recebem uma educação de qualidade como poderão garantir amanhã aos nossos filhos uma escola para todos?



Por Luan Carlos Ferreira --- Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - UFRN

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