quinta-feira, 7 de abril de 2011

A formação da sociedade e sociedade capitalista


Para que as sociedades atuais fossem formadas foi necessária uma mudança muito grande no modo de pensamento e comportamento do homem. A vida rudimentar do homem das cavernas não proporcionava uma capacidade de pensamento ideológico, praticamente só agiam por instinto. Mas isso começou a mudar pois as dificuldades foram ficando maior. O clima foi um grande responsável pela escassez de alimentos, isso desencadeou uma necessidade de pensamentos para amenizar essas dificuldades. Foi daí que surgiu a necessidade de um certo agrupamento e a formação de colônias para maior capacidade de obtenção de alimentos. Certamente esses indivíduos teriam que te uma forma de comunicação entre eles, com isso surgiu a linguagem de códigos e a escrita. As formas de pensamentos foram mudando de modo com que os homens agora não eram mais apenas animais, mais sim, um ser com capacidade de comportamentos e ideologias mais sofisticadas. Através disso, costumes foram surgindo nas colônias, a atividades foram se dividindo, certas hierarquias foram formadas, isso foi o “ponta pé” para que a cultura se tornasse presente na vida dos homens. As formas de relação homem- natureza ficou diferenciada, já n ao havia mais a necessidade de mudança de locais (vida nômade) para a obtenção de alimentos, agora o cultivo de alimentos e criações de animais (agricultura) era um grande avanço para o desenvolvimento de novas colônias, que futuramente se tornariam cidades. A organização dessas cidades foi outro avanço, a cultura (atividade típica dos humanos) tornara-se um fator importante para a compreensão de novas idéias e costumes que sempre foram repassados para as gerações mais jovens. Depois de saciar as necessidades de alimentos e moradia, as trocas dos mesmos foi um grande avanço, pois possibilitou a alem da troca de mantimentos mais também uma interação de culturas diferentes, fazendo com que novas linguagens e formas de comportamento fossem repassadas a novas comunidades. Surgiu então o comercio. Com ele, as pessoas passaram a se preocupar com os lucros, o “sair ganhando” em uma troca começou a ser um comportamento geral dos homens, isso desencadeou a formação das sociedades capitalistas, onde a circulação de bens é a principal forma de sobrevivência. Com isso, já não era mais importante as divisões hierárquicas de sexo ou idade, mais sim, a capacidade de conhecimento. Quem tiver mais conhecimento fica no topo da mesma. Com isso, a esfera social mudou de forma considerável, a busca por conhecimentos, o comportamento social passou a ser a chave principal de uso para se ter sucesso.

SÍNTESE: podemos notar com a leitura o texto que a cultura foi importantíssima para a formação das sociedades atuais. A capacidade do homem de aprender em meio as necessidades foi primordial para a formação de ideologias humanas, fazendo com que os mesmo se tornassem um ser com uma capacidade mental superior aos outros.

Por Elton Sullyvan --- Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - UFRN

4 comentários:

  1. Bom texto, meu do meu colega Elton.

    Destacaria a boa descrição feita da vida rudimentar, passando pelo abandono da vida nômade.

    Realmente, da forma que ele escreveu podemos
    abstrair até uma ordem cronológica dos fatos.

    Mas, discordo quando ele afirma o seguinte: "Quem tiver mais conhecimento fica no topo..." Na sociedade capitalista fica na parte mais alta quem tem dinheiro e poder, e o conhecimento viria como consequência. Um exemplo, é os EUA que a partir do momento que se tornaram dominantes num contexto mundial é que passarram a produzir conhecimento, vide a NASA.

    ResponderExcluir
  2. excelente texto meu amigo elton, voce conseguiu sintetizar, dentro do contexto de cultura e evolução, a importancia que as ideologias dominantes em cada grupo social tiveram com relação ao desenvolvimento dessas culturas, infelizmente desenvolvimento como ser social não diferencia em muito o homem de muitas outras raças, a sua capacidade de discernimento não o torna superior aos outros animais. não somos superiores porque pensamos, mas sim, porque conseguimos organizar nossos pensamentos em prol de um benefício comum a nossa espécie.

    Roosevelt Oliveira de Lima

    ResponderExcluir
  3. Texto bastante suscinto e bem trabalhado. Abordando bem as épocas e seus acontecimentos, exemplificando e enumerando bem os fatos.

    Diego Pinto de Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Elton, o texto que voce fez j'a era pra ser uma sintese, logo nao precisaria colocar uma no final. Alem disso, a palavra colonia no texto, nao foi bem empregada tendo em vista o conceito de colonia...E tamb'em o modo como voce refere as formas de pensamento do homem deve ser melhor pensada...

    ResponderExcluir